domingo, 27 de fevereiro de 2011

Jogging(ar)

Com o aproximar do fim do mês e o aumento da pressão para não deixar este mês sem um bitaite, decidi escrever algo sobre a nobre arte do jogging. Correr a um ritmo de quem anda é, para mim, um conceito fascinante!

Praticado por biliões de pessoas por todo o mundo e tendo-me tornado um praticante recente, por ser um exercício de menor impacto para o corpo que um treino de corrida, esforço que não rejeito mas que deixo para épocas mais favoráveis ao esforço intenso, é um tipo de exercício excelente para perder uns quilos e recuperar a forma física para iniciar, a curto prazo, alguns treinos para os 3km do Campeonato Universitário de Pentatlo Moderno onde o objectivo é essencialmente matar saudades da competição.

Mas voltando ao jogging, e sabendo que a muitos falta motivação para uma prática adequada, parece-me ser uma boa acção aconselhar os possíveis leitores e desportistas, deixando alguns pontos, orientados principalmente para o comum dos portugueses tirar o máximo de satisfação da prática do desporto.

Pois então vejamos, antes de se fazer ao caminho:
  • As horas a que desenvolve o esforço físico devem ser escolhidas com cuidado. A menos que se esteja a desenvolver uma preparação para a maratona do deserto evite ao máximo horas de grande calor, assim como horas de bastante frio, ainda que para estas segundas possa redobrar o isolamento e suportá-las melhor.
  • Adeque o seu vestuário à época do ano em questão. Esqueça aquela ideia de que correr com 37 camisolas num dia de calor o ajudará a perder peso mais rapidamente, ou que correr de tshirt e calções durante o inverno "enrija". Sabendo que a tshirt é algo que se veste sempre, é importante ir reduzindo o isolamento da camisola que se veste em cima, à medida que a temperatura vai aumentando. Claro está que tudo o que veste deverá ser feito de material que "deixe a pele respirar".
  • O calçado merece também um ponto isolado já que não usar sapatilhas com amortecimento pode ser um factor de desmotivação e até prejudicial para o esqueleto e musculatura. Comprar um bom par de sapatilhas não tem de ser necessariamente caro, nem tão pouco deve ser apenas recomendação de quem está na loja a vender. Todos conhecemos, em princípio, alguém que pratica desporto, e é quem mais usa sapatilhas de correr que é o melhor conselho. 
  • O uso de cardiofrequencímetro, é para mim quase essencial, pois corro muitas vezes sozinho e é uma boa maneira de controlar o ritmo e não deixar o "motor" andar a ritmos muito elevados, mas sendo um aparelho que requer algum investimento monetário é completamente acessório.
  • Um leitor de música é também acessório, mas para quem corre sozinho poderá ser uma boa maneira de não dar pelo tempo passar, adicionando ainda mais algum prazer, digamos assim, ao exercício.
Durante a corrida:
  • Manter a respiração sincronizada com o ritmo da passada. Pessoalmente aprendi a manter o ciclo 2 inspirações - 3 expirações. Ainda que nunca tenha perguntado a mais ninguém que corra como controla a respiração, aprendi em pequeno a manter este ciclo e foi algo que se interiorizou e com o qual me dou bastante bem.
  • Fazer um percurso com subidas e descidas é bastante bom para quebrar a monotonia dos quilómetros a passar e poder variar o esforço que se está a efectuar. Ainda que no início as subidas possam fazer com que as pulsações disparem, é sempre uma boa altura para se concentrar na respiração.
  • Se encontrar pessoas conhecidas, acene-lhes vigorosamente para que eles sintam que deviam fazer o mesmo.
Após a corrida:
  • Fazer uma sessão de alongamentos é essencial. Se a isto juntar alguma preparação física (abdominais, dorsais, flexões, etc..) terá um exercício completo em troca de 2 milímetros de sola das sapatilhas.
  • Ingerir líquidos com moderação. Caso tenha acabado um jogging não se afogue em água nem tão pouco em bebidas energéticas. No caso de uma corrida intensa, ou um treino mais puxado, com fartleks por exemplo, aí sim é importante adicionar algum pó de uma qualquer bebida isotónica para uma mais rápida reposição de minerais perdidos na transpiração.
  • Manter uma alimentação regrada é um ponto importantíssimo para não perder todo o trabalho que vai fazendo.
  • Se alguma das pessoas amigas que viu durante a corrida lhe disser alguma coisa sobre o andar a praticar desporto convide-o(a) a vir consigo da próxima vez.
Para concluir, não posso deixar de encorajar o leitor a fazer umas pesquisas pelo google para obter mais algumas informações complementares.
Esta deve ser a milhésima página de internet com tópicos de auto-ajuda para praticar desporto. Contudo, nunca é demais referir que a vontade parte de cada um de nós e que sem a nossa própria determinação para ter uma vida saudável, é difícil levantar o rabo do sofá.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Metade - Oswaldo Montenegro

Foram lançados pela SIC Notícias, para a comemoração do seu 10º aniversário, um conjunto de sketches onde são mostradas alguns dos acontecimentos de relevo dos últimos 10 anos.

O que vos deixo em seguida é uma dessas montagens que me fez parar e ficar realmente colado à televisão por 3 minutos. Permitam-me a expressão, mas bateu realmente cá dentro.




E o poema, autoria do brasileiro Oswaldo Montenegro, que é também letra de uma canção do mesmo, é qualquer coisa...

Vale mesmo a pena ouvir (ou ler) isto.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Erros de maratona

A história que a seguir vos trago vem do Japão.
Não, nada de dragões mágicos nem de alguém que comeu demasiado sushi antes de uma corrida desta exigência.

A Hakone Ekiden é uma ultra-maratona corrida por estafetas exclusivamente masculinos, organizada a nível universitário por 20 universidades japonesas, e onde cada estafeta percorre, mais ou menos, o mesmo que uma meia-maratona (21 km) de cada vez. Realizada entre Tóquio e Hakone é transmitida pela televisão nacional (!!) e cumpriu este ano a sua 87ª edição.

A corrida deste ano foi ganha pela Universidade Waseda, e ao contrário do que a fonte abaixo referida diz, a situação retratada no vídeo ocorreu na disputa do 8º lugar.
Tendo chegado aos metros finais com 4 atletas a lutar pelo 8º lugar (último lugar que daria pontos para a classificação colectiva?) acontece o seguinte no, pode considerar-se, sprint final:



O malogrado corredor é Natsuki Terada, caloiro da Universidade de Kokugakuin.
Com o cansaço acumulado e com a ansiedade por chegar à linha de meta, é normal que haja momentos em que os corredores entrem em "piloto automático", quanto mais atletas de alta competição, onde tudo tem de sair automaticamente, quase por instinto, mas, olhando para este incidente fiquei a pensar, não seria melhor por vezes não haver tanta "tralha" na estrada e deixar o palco para os verdadeiros actores?
Bem, acontece...!

Deixo de seguida alguns links com informação sobre a corrida:
Fonte: http://tv.eurosport.pt/athletics/storynews_sto2605615.shtml

Com uma pesquisa pelo YouTube, depois do "Call Him Silva" do link #2 do Japan Running News me ter despertado o interesse, parece que o fenómeno de enganos de percurso nos finais de maratonas não é de agora, nem tão pouco por se tratarem de alunos caloiros, se bem que nesta o corredor ainda foi a tempo de recuperar o erro, por sinal com uma ponta final do outro mundo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prenda de Natal

Lá pelo início do ano, consegui, enquanto passava no autocarro que me trazia de volta a casa, depois de um árduo dia de trabalho, a seguinte fotografia (foi tirada com telemóvel portanto perdoem-lhe a falta de grande qualidade):


Ampliando, para quem já percebeu do que se trata, sim não estão enganados:


Pois a verdade é que o outdoor acima referido se encontra pouco antes do acesso ao Túnel do Grilo de quem circula no sentido Lisboa-Leiria da A8 (pouco depois de se fazer a junção de quem vem da Calçada de Carriche com o IC17).
Ok, nada contra (talvez um pouco, mas isso não interessa para o caso) a publicidade, agora, venderem o espaço com a frase "ESPACIO DISPONIBLE" e com um telefone de contacto 670 973 080?
Tanto quanto saiba por cá só existem números começados em 9 e em 2.

Queres ver que isto é uma daquelas linhas de valor acrescentado "me liga vai!", camuflada de outdoor publicitário?
Será isto um esforço para exportação?
Será o público-alvo o espanhol que todos os dias ali passa?

Terão os espanhóis colocado Portugal à venda???

Enquanto penso nas respostas para estas perguntas vou comer uma fatia de Bolo Rei.
Bom Natal!

P.S.: A etiqueta "Humor" foi aqui colocado na dúvida. Mas seja como for, de certeza que este painel arranca muito sorriso a quem por ali passa.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

On the road again

Hoje foi dia de recalçar as sapatilhas.
Com uma prova de Pentatlo este domingo e consequentemente com 3km para fazer na prova de combinado corrida-tiro, impõe-se algum, ainda que venha a ser pouco no dia da prova, treino.

Mas o jogging de hoje, porque não vale a pena dizer que fui correr, custou bastante (nada o qual não estivesse à espera). Mal passaram os primeiros 10 minutos todo os músculos acusaram o sedentarismo que têm sido os últimos 3 meses. A sessão final de alongamento, essa então foi lastimável, tal foi a dificuldade em alongar os músculos posteriores das pernas...

Mas chega de relatos de um "atleta" em baixo de forma. Com mais ou menos esforço a prova de domingo será para matar saudades da competição e, findado o semestre escolar com frio, vento ou chuva é altura de calçar as sapatilhas e fazer umas corridas, para o bem do meu coração.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Negócios do tempo

Com o frio que tem assolado Portugal, e toda a Europa em geral (excepto a Grécia, onde parece que os 20º que se fazem sentir estão a levar alguns gregos às águas do mar !!) hoje pensei que estivéssemos numa Dinamarca, tal é o frio que por aqui anda.

Aliás, pelo que parece a madrugada de hoje e o dia de amanhã nos vai por a par duma Suécia ou Finlândia. Ora atente-se na previsão para Mafra para 04-12-2010 Máx 12 ºC Min 1 ºC. Sim, não é assim tão baixo, comparando com as temperaturas que se fazem sentir por essas bandas ou mesmo pelo norte de Portugal, mas à escala, as condições podem ser equiparadas, ainda para mais com o vento fresquinho que por cá anda e que transforma estes frios em temperaturas mais difíceis de aguentar.

E apesar disto tudo, apesar de todo este frio, amanhã sou capaz de sair para uma leve corrida. A não esquecer: gorro e luvas.
Para matar saudades e desentupir o sistema sanguíneo.

E agora era uma lareira bem quentinha...