segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Metade - Oswaldo Montenegro

Foram lançados pela SIC Notícias, para a comemoração do seu 10º aniversário, um conjunto de sketches onde são mostradas alguns dos acontecimentos de relevo dos últimos 10 anos.

O que vos deixo em seguida é uma dessas montagens que me fez parar e ficar realmente colado à televisão por 3 minutos. Permitam-me a expressão, mas bateu realmente cá dentro.




E o poema, autoria do brasileiro Oswaldo Montenegro, que é também letra de uma canção do mesmo, é qualquer coisa...

Vale mesmo a pena ouvir (ou ler) isto.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Erros de maratona

A história que a seguir vos trago vem do Japão.
Não, nada de dragões mágicos nem de alguém que comeu demasiado sushi antes de uma corrida desta exigência.

A Hakone Ekiden é uma ultra-maratona corrida por estafetas exclusivamente masculinos, organizada a nível universitário por 20 universidades japonesas, e onde cada estafeta percorre, mais ou menos, o mesmo que uma meia-maratona (21 km) de cada vez. Realizada entre Tóquio e Hakone é transmitida pela televisão nacional (!!) e cumpriu este ano a sua 87ª edição.

A corrida deste ano foi ganha pela Universidade Waseda, e ao contrário do que a fonte abaixo referida diz, a situação retratada no vídeo ocorreu na disputa do 8º lugar.
Tendo chegado aos metros finais com 4 atletas a lutar pelo 8º lugar (último lugar que daria pontos para a classificação colectiva?) acontece o seguinte no, pode considerar-se, sprint final:



O malogrado corredor é Natsuki Terada, caloiro da Universidade de Kokugakuin.
Com o cansaço acumulado e com a ansiedade por chegar à linha de meta, é normal que haja momentos em que os corredores entrem em "piloto automático", quanto mais atletas de alta competição, onde tudo tem de sair automaticamente, quase por instinto, mas, olhando para este incidente fiquei a pensar, não seria melhor por vezes não haver tanta "tralha" na estrada e deixar o palco para os verdadeiros actores?
Bem, acontece...!

Deixo de seguida alguns links com informação sobre a corrida:
Fonte: http://tv.eurosport.pt/athletics/storynews_sto2605615.shtml

Com uma pesquisa pelo YouTube, depois do "Call Him Silva" do link #2 do Japan Running News me ter despertado o interesse, parece que o fenómeno de enganos de percurso nos finais de maratonas não é de agora, nem tão pouco por se tratarem de alunos caloiros, se bem que nesta o corredor ainda foi a tempo de recuperar o erro, por sinal com uma ponta final do outro mundo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prenda de Natal

Lá pelo início do ano, consegui, enquanto passava no autocarro que me trazia de volta a casa, depois de um árduo dia de trabalho, a seguinte fotografia (foi tirada com telemóvel portanto perdoem-lhe a falta de grande qualidade):


Ampliando, para quem já percebeu do que se trata, sim não estão enganados:


Pois a verdade é que o outdoor acima referido se encontra pouco antes do acesso ao Túnel do Grilo de quem circula no sentido Lisboa-Leiria da A8 (pouco depois de se fazer a junção de quem vem da Calçada de Carriche com o IC17).
Ok, nada contra (talvez um pouco, mas isso não interessa para o caso) a publicidade, agora, venderem o espaço com a frase "ESPACIO DISPONIBLE" e com um telefone de contacto 670 973 080?
Tanto quanto saiba por cá só existem números começados em 9 e em 2.

Queres ver que isto é uma daquelas linhas de valor acrescentado "me liga vai!", camuflada de outdoor publicitário?
Será isto um esforço para exportação?
Será o público-alvo o espanhol que todos os dias ali passa?

Terão os espanhóis colocado Portugal à venda???

Enquanto penso nas respostas para estas perguntas vou comer uma fatia de Bolo Rei.
Bom Natal!

P.S.: A etiqueta "Humor" foi aqui colocado na dúvida. Mas seja como for, de certeza que este painel arranca muito sorriso a quem por ali passa.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

On the road again

Hoje foi dia de recalçar as sapatilhas.
Com uma prova de Pentatlo este domingo e consequentemente com 3km para fazer na prova de combinado corrida-tiro, impõe-se algum, ainda que venha a ser pouco no dia da prova, treino.

Mas o jogging de hoje, porque não vale a pena dizer que fui correr, custou bastante (nada o qual não estivesse à espera). Mal passaram os primeiros 10 minutos todo os músculos acusaram o sedentarismo que têm sido os últimos 3 meses. A sessão final de alongamento, essa então foi lastimável, tal foi a dificuldade em alongar os músculos posteriores das pernas...

Mas chega de relatos de um "atleta" em baixo de forma. Com mais ou menos esforço a prova de domingo será para matar saudades da competição e, findado o semestre escolar com frio, vento ou chuva é altura de calçar as sapatilhas e fazer umas corridas, para o bem do meu coração.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Negócios do tempo

Com o frio que tem assolado Portugal, e toda a Europa em geral (excepto a Grécia, onde parece que os 20º que se fazem sentir estão a levar alguns gregos às águas do mar !!) hoje pensei que estivéssemos numa Dinamarca, tal é o frio que por aqui anda.

Aliás, pelo que parece a madrugada de hoje e o dia de amanhã nos vai por a par duma Suécia ou Finlândia. Ora atente-se na previsão para Mafra para 04-12-2010 Máx 12 ºC Min 1 ºC. Sim, não é assim tão baixo, comparando com as temperaturas que se fazem sentir por essas bandas ou mesmo pelo norte de Portugal, mas à escala, as condições podem ser equiparadas, ainda para mais com o vento fresquinho que por cá anda e que transforma estes frios em temperaturas mais difíceis de aguentar.

E apesar disto tudo, apesar de todo este frio, amanhã sou capaz de sair para uma leve corrida. A não esquecer: gorro e luvas.
Para matar saudades e desentupir o sistema sanguíneo.

E agora era uma lareira bem quentinha...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FlashMob IST

Flash Mob - Wikipedia

O fenómeno iniciou-se, ao que parece no ano de 2003, mas foi nos últimos anos que a começou a ter maior visibilidade.

Vídeos há por esse YouTube fora com várias temáticas, mas permitam-me publicar este gravado durante o passado mês de Setembro no Pavilhão Central da minha "fábrica".