Concluída mais uma prova de pentatlo - ou como não houve lugar ao hipismo - tetratlo, resta-me fazer uma revisão da performance.
Separemos mais uma vez as provas, para ser mais fácil a análise. Sigamos a sequência cronológica dos acontecimentos.
Na natação, depois de matar saudades da água durante o aquecimento a prova em si foi algo frustrante. Classifico-a como frustrante pois a sensação de nadar, vulgo "dar aos braços", sem conseguir sentir o corpo a andar para a frente é realmente frustrante. É certo que não posso pedir muito mais a um corpo desabituado do nadar mas com um tempo final bem em cima dos 3' minutos o tempo até nem foi mau de todo. Dezembro passado o tempo foi de 2'52 portanto parece-me que, desta vez, a piscina me pôs em cima mais 8 segundos, fazendo uma estimativa conservadora.
A esgrima foi claramente a prova onde me senti melhor. A uma vitória dos 50/50 o resultado foi consequência de (alguns) bons toques, outros nem por isso, mas onde senti que bem podia fazer mais uns quantos assaltos sem grande sofrimento. Isto também pelo tipo de esforço ser bastante diferente de correr ou nadar, muito mais técnico que um correr, por exemplo. Certo é que me fartei de divertir na pista, chegando ao fim com uma triste sensação de "já acabou?"
Por fim chegou o combinado tiro-corrida. Com um bocadinho de treino acumulado nas semanas anteriores à prova, fundamentalmente para minimizar os efeitos do esforço, não esperava contudo, que os 3km viessem a ser fáceis. Depois de na primeira série de tiro algo inexplicável ter acontecido à minha pontaria, isto é, 1'10 que não chegaram para fechar o último dos 5 alvos, parti para o primeiro quilómetro convicto de que se acabava de iniciar um longo esforço. Chegado à 2ª série de tiro com vontade de recuperar o tempo perdido, aqui sim tudo voltou a funcionar, tendo certamente demorado pouco mais que 30 segundos para fechar todos os alvos e regressar ao percurso. Sem que tenha sentido grande quebra no ritmo de corrida voltei para a última série de tiro onde apesar de ainda ter tido alguma dificuldade em fechar alguns dos alvos, longe fiquei dos 1'10 máximos que tive de cumprir na 1ª série de tiro. Para terminar mais uma volta ao percurso, sem conseguir alterar muito o ritmo (a falta de treino fez-se sentir), mas que a salva de palmas final de quem assistia, fizeram valer o esforço.
Valeu a pena participar, ainda para mais tendo sido o 1º Campeonato Universitário de Pentatlo Moderno. Foi acima de tudo bom matar saudades da competição, dos amigos, e recordar umas boas histórias que deverão manter-se no anonimato.
Agora há que dedicar algum tempo ao estudo, que a primeira fase de avaliações está aí ao virar da esquina. Depois porque não investir algum tempo em exercício físico?
segunda-feira, 4 de abril de 2011
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Campeonato Universitário Pentatlo Moderno - Antevisão
Ao bom jeito de um qualquer programa de comentários/bitaites sobre as sucessivas jornadas do campeonato português de futebol, decidi, em jeito de antevisão, fazer uma reflexão sobre a preparação para a prova deste domingo, ou melhor dizendo, da falta dela.
Na verdade, ainda não foi desta vez que investi numa preparação cuidada para uma prova de pentatlo, independentemente do meu objectivo ser ou não a vitória. Aliás, desde que deixei o treino assíduo e a competição só voltei a treinar com algum afinco para a minha primeira Corrida dos Sinos (em 2009, ainda antes de abrir o blog). Aproveito, já agora, para referir que este ano a Corrida dos Sinos tem data coincidente com a do Universitário de Pentatlo, razão pela qual não vou poder participar.
Mas, já que se tratam de esforços diferentes, analisem-se as provas em separado.
Começando pela natação, esta será em piscina olímpica, a qual acrescenta um factor que até ao dia de hoje ainda não consegui entender, apesar de todos os quilómetros e (alguma) experiência que tenho de piscina. O que é facto é que sempre que nadei em piscinas de 50m havia sempre que contar com mais 6-7 segundos a mais que o tempo que seria normal fazer em piscinas de 25m. Escusado será dizer que isto acontecia durante os meus anos de treino, pelo que domingo é-me impossível prever quanto mais tempo terei que adicionar àquilo que suponho fazer. (A referência é o tempo da última prova, em piscina de 25m: 2'52'' - Dezembro 2010 - Troféu Marquês do Funchal)
A esgrima será, com certeza, onde mais facilmente se pode ganhar alguns pontos. Primeiro porque o esforço, apesar de ser bastante exigente ao nível técnico, é consideravelmente mais adequado a um atleta destreinado do que 200m de natação ou os assustadores 3km de corrida. Reconheço que a minha esgrima nunca foi das minhas grandes especialidades, mas com alguma calma e com, por assim dizer, "jeito" pode até correr bastante bem.
Por fim, no combinado tiro-corrida, a questão é ambígua. Se por um lado tenho bastantes saudades de dar uns tiros, por outro, os 3km assustam-me. Bem sei que não é nada de mais, comparando com minis/meias e maratonas completas, mas o treino não foi muito e, se me é permitida a comparação, na natação o esforço dura 3min (+/-), aqui é bem capaz de se estender por 12-13min, ou talvez mais. Pelo menos parece que, em termos meteorológicos, o calor que hoje esteve pela capital vai dar tréguas durante o fim de semana (agradeço aliás, a quem quer que mande no tempo, por esta pausa no calor, perfeitamente sincronizada com a prova deste fim de semana).
Mas independentemente disto tudo, a prova vai servir para, mais uma vez, matar saudades do Pentatlo e da competição (saudável), aliando a isto o facto de desta vez representar a minha faculdade, que sendo quem me tem albergado por dias afim nos passados 2 anos e meio, merece que a represente dignamente, usando as siglas da associação de estudantes: AEIST.
Encontro marcado para o rescaldo da prova.
Boa sorte.
(Este post, apesar de ser datado de 1 de Abril, não se inclui nas mentiras típicas deste dia)
Na verdade, ainda não foi desta vez que investi numa preparação cuidada para uma prova de pentatlo, independentemente do meu objectivo ser ou não a vitória. Aliás, desde que deixei o treino assíduo e a competição só voltei a treinar com algum afinco para a minha primeira Corrida dos Sinos (em 2009, ainda antes de abrir o blog). Aproveito, já agora, para referir que este ano a Corrida dos Sinos tem data coincidente com a do Universitário de Pentatlo, razão pela qual não vou poder participar.
Mas, já que se tratam de esforços diferentes, analisem-se as provas em separado.
Começando pela natação, esta será em piscina olímpica, a qual acrescenta um factor que até ao dia de hoje ainda não consegui entender, apesar de todos os quilómetros e (alguma) experiência que tenho de piscina. O que é facto é que sempre que nadei em piscinas de 50m havia sempre que contar com mais 6-7 segundos a mais que o tempo que seria normal fazer em piscinas de 25m. Escusado será dizer que isto acontecia durante os meus anos de treino, pelo que domingo é-me impossível prever quanto mais tempo terei que adicionar àquilo que suponho fazer. (A referência é o tempo da última prova, em piscina de 25m: 2'52'' - Dezembro 2010 - Troféu Marquês do Funchal)
A esgrima será, com certeza, onde mais facilmente se pode ganhar alguns pontos. Primeiro porque o esforço, apesar de ser bastante exigente ao nível técnico, é consideravelmente mais adequado a um atleta destreinado do que 200m de natação ou os assustadores 3km de corrida. Reconheço que a minha esgrima nunca foi das minhas grandes especialidades, mas com alguma calma e com, por assim dizer, "jeito" pode até correr bastante bem.
Por fim, no combinado tiro-corrida, a questão é ambígua. Se por um lado tenho bastantes saudades de dar uns tiros, por outro, os 3km assustam-me. Bem sei que não é nada de mais, comparando com minis/meias e maratonas completas, mas o treino não foi muito e, se me é permitida a comparação, na natação o esforço dura 3min (+/-), aqui é bem capaz de se estender por 12-13min, ou talvez mais. Pelo menos parece que, em termos meteorológicos, o calor que hoje esteve pela capital vai dar tréguas durante o fim de semana (agradeço aliás, a quem quer que mande no tempo, por esta pausa no calor, perfeitamente sincronizada com a prova deste fim de semana).
Mas independentemente disto tudo, a prova vai servir para, mais uma vez, matar saudades do Pentatlo e da competição (saudável), aliando a isto o facto de desta vez representar a minha faculdade, que sendo quem me tem albergado por dias afim nos passados 2 anos e meio, merece que a represente dignamente, usando as siglas da associação de estudantes: AEIST.
Encontro marcado para o rescaldo da prova.
Boa sorte.
(Este post, apesar de ser datado de 1 de Abril, não se inclui nas mentiras típicas deste dia)
segunda-feira, 28 de março de 2011
Monday "Blues"
Há melhor maneira de começar uma semana do que ganhar o 11º prémio do EuroMilhões??
Pelo menos tenho o almoço de hoje pago, e o de amanhã... Depois acabou-se o prémio.
Ou será melhor guardar todo o dinheiro para recuperação física depois da prova do próximo domingo?
A estas e outras (mais importantes) dúvidas espero dar resposta durante esta semana.
Pelo menos tenho o almoço de hoje pago, e o de amanhã... Depois acabou-se o prémio.
Ou será melhor guardar todo o dinheiro para recuperação física depois da prova do próximo domingo?
A estas e outras (mais importantes) dúvidas espero dar resposta durante esta semana.
sexta-feira, 25 de março de 2011
A Vida
Há umas semanas atrás vi esta imagem num dos blogs aqui "linkados" e, pela mensagem que faz passar, decidi fazer uma cópia para mais tarde publicar.
Simples e directo.
Em treinos (condicionados por uma constipação). Olhando bem para o calendário já só falta uma semana para o teste de primavera das condições pentatléticas.
Confesso que já nasce em mim algum sofrimento, mas daquele tipo saudável.
Simples e directo.
Em treinos (condicionados por uma constipação). Olhando bem para o calendário já só falta uma semana para o teste de primavera das condições pentatléticas.
Confesso que já nasce em mim algum sofrimento, mas daquele tipo saudável.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Rockstar - Anti-Rockstar
Não querendo tornar este blog numa rapsódia dos melhores vídeos que passam, ou passaram pela televisão, não resisti a aqui partilhar este vídeo do canal de música VH1. Canal que, tenho de o dizer e perdoe-me a MTV, é o único que faz valer a sua posição no grupo de canais musicais.
Mas quanto ao vídeo: Genial.
Mas quanto ao vídeo: Genial.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Jogging(ar)
Com o aproximar do fim do mês e o aumento da pressão para não deixar este mês sem um bitaite, decidi escrever algo sobre a nobre arte do jogging. Correr a um ritmo de quem anda é, para mim, um conceito fascinante!
Praticado por biliões de pessoas por todo o mundo e tendo-me tornado um praticante recente, por ser um exercício de menor impacto para o corpo que um treino de corrida, esforço que não rejeito mas que deixo para épocas mais favoráveis ao esforço intenso, é um tipo de exercício excelente para perder uns quilos e recuperar a forma física para iniciar, a curto prazo, alguns treinos para os 3km do Campeonato Universitário de Pentatlo Moderno onde o objectivo é essencialmente matar saudades da competição.
Mas voltando ao jogging, e sabendo que a muitos falta motivação para uma prática adequada, parece-me ser uma boa acção aconselhar os possíveis leitores e desportistas, deixando alguns pontos, orientados principalmente para o comum dos portugueses tirar o máximo de satisfação da prática do desporto.
Pois então vejamos, antes de se fazer ao caminho:
Esta deve ser a milhésima página de internet com tópicos de auto-ajuda para praticar desporto. Contudo, nunca é demais referir que a vontade parte de cada um de nós e que sem a nossa própria determinação para ter uma vida saudável, é difícil levantar o rabo do sofá.
Praticado por biliões de pessoas por todo o mundo e tendo-me tornado um praticante recente, por ser um exercício de menor impacto para o corpo que um treino de corrida, esforço que não rejeito mas que deixo para épocas mais favoráveis ao esforço intenso, é um tipo de exercício excelente para perder uns quilos e recuperar a forma física para iniciar, a curto prazo, alguns treinos para os 3km do Campeonato Universitário de Pentatlo Moderno onde o objectivo é essencialmente matar saudades da competição.
Mas voltando ao jogging, e sabendo que a muitos falta motivação para uma prática adequada, parece-me ser uma boa acção aconselhar os possíveis leitores e desportistas, deixando alguns pontos, orientados principalmente para o comum dos portugueses tirar o máximo de satisfação da prática do desporto.
Pois então vejamos, antes de se fazer ao caminho:
- As horas a que desenvolve o esforço físico devem ser escolhidas com cuidado. A menos que se esteja a desenvolver uma preparação para a maratona do deserto evite ao máximo horas de grande calor, assim como horas de bastante frio, ainda que para estas segundas possa redobrar o isolamento e suportá-las melhor.
- Adeque o seu vestuário à época do ano em questão. Esqueça aquela ideia de que correr com 37 camisolas num dia de calor o ajudará a perder peso mais rapidamente, ou que correr de tshirt e calções durante o inverno "enrija". Sabendo que a tshirt é algo que se veste sempre, é importante ir reduzindo o isolamento da camisola que se veste em cima, à medida que a temperatura vai aumentando. Claro está que tudo o que veste deverá ser feito de material que "deixe a pele respirar".
- O calçado merece também um ponto isolado já que não usar sapatilhas com amortecimento pode ser um factor de desmotivação e até prejudicial para o esqueleto e musculatura. Comprar um bom par de sapatilhas não tem de ser necessariamente caro, nem tão pouco deve ser apenas recomendação de quem está na loja a vender. Todos conhecemos, em princípio, alguém que pratica desporto, e é quem mais usa sapatilhas de correr que é o melhor conselho.
- O uso de cardiofrequencímetro, é para mim quase essencial, pois corro muitas vezes sozinho e é uma boa maneira de controlar o ritmo e não deixar o "motor" andar a ritmos muito elevados, mas sendo um aparelho que requer algum investimento monetário é completamente acessório.
- Um leitor de música é também acessório, mas para quem corre sozinho poderá ser uma boa maneira de não dar pelo tempo passar, adicionando ainda mais algum prazer, digamos assim, ao exercício.
- Manter a respiração sincronizada com o ritmo da passada. Pessoalmente aprendi a manter o ciclo 2 inspirações - 3 expirações. Ainda que nunca tenha perguntado a mais ninguém que corra como controla a respiração, aprendi em pequeno a manter este ciclo e foi algo que se interiorizou e com o qual me dou bastante bem.
- Fazer um percurso com subidas e descidas é bastante bom para quebrar a monotonia dos quilómetros a passar e poder variar o esforço que se está a efectuar. Ainda que no início as subidas possam fazer com que as pulsações disparem, é sempre uma boa altura para se concentrar na respiração.
- Se encontrar pessoas conhecidas, acene-lhes vigorosamente para que eles sintam que deviam fazer o mesmo.
- Fazer uma sessão de alongamentos é essencial. Se a isto juntar alguma preparação física (abdominais, dorsais, flexões, etc..) terá um exercício completo em troca de 2 milímetros de sola das sapatilhas.
- Ingerir líquidos com moderação. Caso tenha acabado um jogging não se afogue em água nem tão pouco em bebidas energéticas. No caso de uma corrida intensa, ou um treino mais puxado, com fartleks por exemplo, aí sim é importante adicionar algum pó de uma qualquer bebida isotónica para uma mais rápida reposição de minerais perdidos na transpiração.
- Manter uma alimentação regrada é um ponto importantíssimo para não perder todo o trabalho que vai fazendo.
- Se alguma das pessoas amigas que viu durante a corrida lhe disser alguma coisa sobre o andar a praticar desporto convide-o(a) a vir consigo da próxima vez.
Esta deve ser a milhésima página de internet com tópicos de auto-ajuda para praticar desporto. Contudo, nunca é demais referir que a vontade parte de cada um de nós e que sem a nossa própria determinação para ter uma vida saudável, é difícil levantar o rabo do sofá.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

