Não, nada de dragões mágicos nem de alguém que comeu demasiado sushi antes de uma corrida desta exigência.
A Hakone Ekiden é uma ultra-maratona corrida por estafetas exclusivamente masculinos, organizada a nível universitário por 20 universidades japonesas, e onde cada estafeta percorre, mais ou menos, o mesmo que uma meia-maratona (21 km) de cada vez. Realizada entre Tóquio e Hakone é transmitida pela televisão nacional (!!) e cumpriu este ano a sua 87ª edição.
A corrida deste ano foi ganha pela Universidade Waseda, e ao contrário do que a fonte abaixo referida diz, a situação retratada no vídeo ocorreu na disputa do 8º lugar.
Tendo chegado aos metros finais com 4 atletas a lutar pelo 8º lugar (último lugar que daria pontos para a classificação colectiva?) acontece o seguinte no, pode considerar-se, sprint final:
O malogrado corredor é Natsuki Terada, caloiro da Universidade de Kokugakuin.
Com o cansaço acumulado e com a ansiedade por chegar à linha de meta, é normal que haja momentos em que os corredores entrem em "piloto automático", quanto mais atletas de alta competição, onde tudo tem de sair automaticamente, quase por instinto, mas, olhando para este incidente fiquei a pensar, não seria melhor por vezes não haver tanta "tralha" na estrada e deixar o palco para os verdadeiros actores?
Bem, acontece...!
Deixo de seguida alguns links com informação sobre a corrida:
Fonte: http://tv.eurosport.pt/athletics/storynews_sto2605615.shtml
Com uma pesquisa pelo YouTube, depois do "Call Him Silva" do link #2 do Japan Running News me ter despertado o interesse, parece que o fenómeno de enganos de percurso nos finais de maratonas não é de agora, nem tão pouco por se tratarem de alunos caloiros, se bem que nesta o corredor ainda foi a tempo de recuperar o erro, por sinal com uma ponta final do outro mundo.
Cenas super emocionantes!!
ResponderEliminarConsta que os japoneses são loucos por maratonas! Estou cada vez mais entusiasmado (e em forma) para a maratona de Tóquio!
Abraço, bons estudos e bons treinos!