quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

3..2..1, Lift Off!

Ora bem, aberto o blog, aberto este grande auditório, aberto este espaço de discussão e proliferação desse grande fenómeno que é o bitaite, deixem-me, antes de mais começar pela motivação.
Bem, ainda antes da motivação, primeira dúvida: é blog ou blogue? Uso o estrangeirismo blog ou deverei usar o blogue que um qualquer purista da língua portuguesa, em mais um dos seus esforços pelo não "anglicianismo" do Português, conseguiu que se massificasse ao ponto de ser incluído no dicionário da lingua portuguesa? Bem, acho que me vou ficar pelo pedido de desculpas, consoante achem que devia ter escrito blog invés de blogue, ou blogue invés de blog.
Onde é que eu ia? Ah!, A grande maioria dos profs começa por aqui. Primeira aula do semestre, alunos ainda em ressaca de todo o tempo em que estiveram a fazer tudo o que existe entre o pouco e o nada, segundo slide do primeiro PowerPoint do ano; título: MOTIVAÇÃO
Pois bem, aqui a motivação é simples: faz falta à internet um espaço onde possa expressar a minha opinião sobre o Mundo. Quer dizer, pelo menos sob a forma de bitaites! Para além disso, a semana passada, semana na qual decidi que definitivamente iria abrir este blog, foi uma semana marcada pela manifestação de algumas forças da Natureza. Recordo que foi registado (e sentido por mim, por causa da química geral) um terramoto de 6.0, escala de Richter, e foram batidos recordes de temperaturas minimas para várias regiões do país. Para além disso, houve dias em que choveu até mais não... Portanto, resumindo e conluindo, se a semana foi assim tão fora do normal, porque não, também eu criar e fazer algo fora do normal?

O que esperar do blog? (ou pelo menos o que eu espero dele): de tudo um pouco. Adaptando o que Bruno Aleixo diz sobre o seu programa, este vai ser um blog de variedades. Não, não terei um jogo de casa, mas as variedades continuarão a ser muitas. Antes de tudo, procurarei sempre um enquadramento históricó-jurídicó-técnicó-legal para os temas deste blog: assuntos aleatórios, arbitrários, casuais, mundanos. Desde viagens a situações, pensamentos a fotografias, momentos a opiniões, filmes a indignações, músicas a saídas, amigos a conhecidos... etc etc etc.

Inspirado por alguns blogs que sigo sem frequência temporal, e de forma a manter um espaço de opinião sobre o mundo em geral, depois da pequena experiência que tive no Bíblia do Tavares (projecto que acabou por ficar a meio caminho), e de, fundamentalmente, querer escrever o que me apetecer (!) decidi abrir aqui o estaminé.

Mas bitaite? Bitaite porquê? Googlei bitaite, já que a definição no dicionário não é muito extensa, e mais que isso acaba por ser apenas a "politicamente correcta". Assim: (adaptado do blog: http://cronicasdeumbombitaite.blogspot.com/2009/04/licoes-de-introducao-ao-bitaite.html)
(...)O bitaite é, de facto, importante, e a sua importância traduz-se em todos os aspectos das nossas vidas. Por exemplo, desdobremos uma simples actividade quotidiana como a "conversa de café".
Chegados a um café deparamo-nos com duas hipóteses: a) dar início ao processo da alcoolização e pedir uma imperial, em copo de plástico se possível, por favor; b) optar por um simples café. A alínea a), pressagia um futuro incerto, pelo que não nos permite tirar tantas ilações acerca da conversa que se estabelecerá; já a hipótese b) tem um grau de previsibilidade muito maior.
Analisemos então o que sucederá se optarmos pela alínea b) : juntamente com o referido café, se possível, folheia-se um jornal. O comum dos mortais tem por hábito comentar com os restantes os títulos que lhe chamam mais atenção e eis que surge uma discussão acesa sobre a Crise Económica, o Caso Freeport ou o Magalheins, aliás, Magalhães. No seio de uma discussão como esta, o espécimen português, dotado de uma invulgar "chico-espertice" sente a necessidade de mandar o seu bitaite, ou seja, de dar a sua opinião, quantas vezes descabida, sobre o mais sério dos assuntos. Ora, como não podemos negar as nossas origens e abdicar do nosso direito/dever de mandar um bitaite, visto que "desde os primórdios da nossa história estamos habituados a assistir à "chico-espertice" portuguesa como grande motor da nossa sociedade", devemos sim aperfeiçoar esta capacidade que nos é igualmente útil em muitas outras circunstâncias, como durante o processo de responder a um exame ou de redigir um post para um blog aparentemente parvo.

(Para além deste excelente post, aqui adaptado à maior labreguiçe pela qual este blog terá primazia, encontrei o que passo de seguida a citar:
"
um bitaite é um bit que te manda ir dar uma volta
bit'aite daqui pra fora
bitaite para simplificar
"
)

Lançada a bomba, resta-me ir controlando a velocidade a que arde o rastilho.
Acima de tudo, que se divirtam ao ler o blog!

______________________________________________

REGRAS
(porque isto terá pouco de democracia para não vai virar um chavasco!)

1. O Planeta do Bitaite, como qualquer órgão de comunicação social da actualidade, não pretende proporcionar uma visão imparcial do mundo. Ao contrário dos outros órgãos, assumo claramente que pretendo proporcionar, apenas e só, uma visão e opinião pessoal.

2. O chefe do Planeta do Bitaite reserva o direito de apresentar contradições ou mudanças de opinião.


3. Tal como descrito no Aviso Legal, o Planeta do Bitaite não pretende ferir susceptibilidades e não passará de um simples conjunto de palavras que o autor conseguiu, após grande esforço, ordenar sob forma de frases, sendo portanto simples opiniões, de validade ZERO.


4. Todos são convidados a comentar e expressar a sua opinião. Qualquer abuso ou uso de linguagem não apropriada ao conceito do blog terá como consequência a eliminação imediata do comentário.

5. Os comentários deste blog devem ser assinados sob pena de serem apagados. Esta regra é irreversível e será cumprida sem qualquer excepção. (assinar não custa assim tanto)

6. O chefe do Planeta dos Bitaites, exactamente por, por vezes, estar demasiado tempo noutro planeta, poderá cometer alguns erros de caligrafia, facto pelo qual pede, antecipadamente, desculpa.



7. O chefe do Planeta reserva para si, sob autoridade do próprio, o direito de alterar ou criar regras a qualquer momento sob pretexto do bom funcionamento do blog ou manutenção da sanidade mental do próprio e dos que o rodeiam.

1 comentário:

  1. Olá Miguel! Parabéns pelos bitaites! Sempre bom ter um lugar onde bitaitar! :) Gostei de reconhecer algumas inspirações nas tuas Regras! Força aí com os estudos! Daqui a dois meses vais ver que foi duro mas até correu bem e não doeu tanto assim :)
    Abraço, feliz 2010, com muitos bitaites, boas notas e desporto q.b.!

    ResponderEliminar