segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Natal's OST

Sim, como já devem ter percebido sou fluente na língua inglesa.
Este post não tem nada de bitaites (para quem esperava que isto se transformasse num blog da reacção, da luta anti-classes, da libertação do elitismo, na profanação do socialismo... engana-se! isto é um blog de variedades!)

Pois bem, passado o Natal, e de forma a arrumar de vez com a celebração do nascimento de Cristo, que o povinho tão bem conseguiu transformar na época mais consumista do ano, em que se gastam milhões de euros em prendas (algumas só porque sim, ou para mostrar que se pode dar), qualquer coisa como 16 milhões de euros por hora (valor movimentado através da rede MultiBanco no dia 23/12, segundo dados avançados hoje pela RTP), deixo aqui a única música de que realmente passei a gostar sobre o Natal (fora os divertidos jingles natalícios que as várias rádios criam. Este ano destaco, sem dúvida a da Rádio Comercial)
Com o aproximar da época, fazem sempre parte das hitlist das rádios aquelas músicas de Natal que todos os anos se vão desencatar às prateleiras, aquelas secas que dizem todas o mesmo... enfim.

Pois bem, mas este ano alguém conseguiu fazer com que realmente gostasse de uma música!
Apesar da minha consciência musical só ter (começado a despertar) despertado há coisa de 5 anos (trata-se de uma tarefa interminável), os Silence4 foram uma banda que marcaram o início da minha audição musical assídua. Relembro que o sucesso que tiveram foi enorme, suplantado certamente por muito poucas bandas portuguesas (apenas os Xutos talvez); lançar o primeiro CD em 98 e em 99 estar a encher o Pav. Atlântico, dando um concerto mítico não é coisa de que muitas bandas portuguesas se possam gabar.

Terminado o projecto cada um dos integrantes seguiu carreiras diferentes. Foi daqui, a partir deste boost dos Silence4, que David Fonseca se lançou numa carreira a solo. Muitos o seguiram vindos de Silence4, certamente; conseguiu nos últimos anos tornar-se num artista de renome (dos melhores entre os portugueses na minha modesta opinião). Recordo-me bem, independentemente dos copos (que já se estavam a fazer notar tal foi a cantoria) do concerto que ele deu no Arraial do Técnico a 15 Maio do ano que agora acaba. O alinhamento contou com a maior parte dos grandes êxitos, quase um  best of, tendo tido, para além disso uma boa interacção com o público («...esta foi a minha primeira vez no Técnico»).
Foi este senhor que me conseguiu cativar finalmente para gostar de uma música de Natal. Um cover feito por ele da "Last Christmas", que ouvi pela primeira vez na rádio Comercial numa manhã qualquer a caminho de Lisboa (gravada ao vivo num concerto que ele deu em Évora, salvo erro). Aqui fica o videoclip, bem original!



E agora... vou estudar (!) que não me quero enterrar (demasiado) nesta época de exames e porque a passagem de ano se adivinha agressiva para a mente.

Sem comentários:

Enviar um comentário