Para amanhã está reservada a tão esperada corrida. Os 15km da "maratona" mafrense que nos leva a meio-caminho da estrada para a Ericeira e nos trás de regresso, enfrentado falsos planos e condições atmosféricas que se adivinham um pouco adversas para a prática da corrida (nomeadamente a de longa distância).
Em mais pormenor analisemos os vários factores:
- Motivação: Depois de seguir alguns conselhos das bulicenas, comecei a treinar com empenho para este objectivo. Assim, delineei um objectivo claro e repeti-o mentalmente durante muitas vezes enquanto corria (efeito de osmótico?), tendo ainda feito "publicidade" junto dos que me são mais próximos, na tentativa de me sentir pressionado a atingi-lo. Mas, acima de tudo, fazer tudo isto para seguir para o próximo objectivo que serão as Meias-Maratonas.
- Treino: Tentei manter uma disciplina de treino, tendo contudo, feito algumas baldas por diversas razões. Tendo começado com alguns treinos de perda de peso, passei com confiança para fart-lecks longos, tendo inclusivamente feito treinos que não realizava desde 2007 quando passei um Verão em estágio para o Mundial de Juniores de Pentatlo Moderno. Ainda assim, depois de alguns treinos falhados por causa da faculdade e do dente arrancado há 1 semana atrás (que me obrigou a uma paragem forçada) esta ultima semana fez com que sentisse que tinha de fazer um esforço um pouco maior para cumprir os treinos. Bom ou mau indicador? Amanhã terei a resposta.
- Condições atmosféricas: Se enquanto estava no Pentatlo já enfrentei corridas duras de 1, 2 e 3km (lembro-me perfeitamente das corridas de Idanha-a-Nova, realizadas as 19h com temperaturas de +35ºC), amanhã, depois de analisar a previsão, e já que a corrida só começa às 10h30, o calor e o sol poderão ser factores de atraso, já que o posicionamento dos abastecimentos não é o melhor e aproximando-se o meio-dia está bom para a praia e para a esplanada mas não para terminar 15km de uma corrida.
Por hoje, já se iniciou o estágio: hidratar, descansar e estudar. Amanhã, 7h30 - 8h começa a "maratona".
Boa corrida!
Sem comentários:
Enviar um comentário